9 de nov. de 2012

NOVOS RUMOS NA ESCULTURA DO RIO DE JANEIRO.


Sempre pensei quais seriam os motivos que levam os cariocas não terem mais esculturas ao livre ou em suas casas. Afinal, as esculturas dão um toque de sofisticação aos ambientes e, ao mesmo tempo, humanizam espaços. Nunca consegui achar as respostas mas pelo menos vejo que há algo novo no ar, mudando comportamentos. 
Os Salões de Artes e Exposições auxiliam muito esta divulgação. Atualmente, estão se multiplicando, tornando a Arte mais acessível e menos elitizada.
As badalações artísticas articuladas pela Vera Figueredo, Marly Bárbara, Sandra Erse, Mario Capelluto Divine e Sheila Athayde têm sido bem agitadas. Exemplo disto foi a Bienal Internacional de Arte Contemporânea em Buenos Aires, o Salão de Artes Plásticas do Museu dos Desportos no Forte da Urca, dentre outros. A Sandra está atualmente badalando em Miami, com uma exposição em que participam vários artistas brasileiros. Bons ares!!!

Além disso e mais motivador,  surgem novos mestres de modelagem/escultura no mercado carioca. Este ano tivemos Workshops incríveis, que lotaram os Ateliers. Dinâmica do aprendizado.

Já no que diz respeito aos cursos regulares, temos o novo Atelier do Mario Pitanguy, com turmas nas segundas-feiras e sábados. Os telefones para quem interessar, são (21) 3251-0840 e (21) 8336-3658. O Atelier fica na Estrada do Itanhaguá 2220 - Itanhaguá/RJ. 
O Programa proposto é:

"Curso de Escultura Regular - Atelier Mario Pitanguy

duração: 12 meses

O curso tem como objetivo principal a capacitação do aluno na aplicação do ofício da escultura, habilitando o mesmo a confeccionar a escultura desde a estrutura ao molde e a fundição, permitindo o mesmo a trabalhar em todos as etapas básicas da produção de um objeto 3 D. O curso terá a duração mínima de 12 meses, obedecendo ao cronograma técnico abaixo:

  1. Estudo aplicado ao desenvolvimento da percepção espacial.
    1.  Modelagem dos elementos da face do David de Michelangelo.
    2. Modelagem de crânio com referência em tamanho 1:1.
    3. Estudo e confecção de cabeça com referência em tamanho 1:1.
  2. Iniciação ao estudo da cabeça.
    1. Noções de estruturação.
    2. Noções de estudo de referência.
    3. Noções de estudo de concepção escultórica.
  3. Iniciação ao estudo do corpo.
    1. Noções de estruturação.
    2. Noções de estudo de referência.
    3. Noções de estudo de concepção escultórica.
    4. Modelagem básica de anatomia humana.
  4. Estudo de drapejamento.
    1. modelagem de figura com aplicação de drapejamento.
  5. Projeto livre 1.
    1. molde e fundição do projeto 1.
  6. Projeto livre 2.
    1. molde e fundição do projeto 2.
  7. Projeto livre 3.
    1. molde e fundição do projeto 3.
Na Zona Sul, mais exatamente no Bairro de Fátima, temos o Studio 63 - Rua Monte Alegre 63 apt 301 - Bairro de Fátima... pertinho da Rua Riachuelo - , que amplia ainda mais o leque de opções, com aulas de Aquarela, Animação, 3 D e outras doideiras mais. 

Lá é o lugar onde acontecem os Workshops do Alex Oliver e Glauco Longhi, dois mestres na arte modelagem para cinema, 3 D e outros monstros mais. 

Aliás, em Dezembro vai ser a vez de mais um WS do Glauco.... imperdível! Vejam o portifólio abaixo. Email: contato@63studio.com.br - tel: 9601-8696 ou 9174-4517

Nos cursos regulares temos o mestre polivalente, Diogo Monteiro, meu professor querido. Acreditem, ele é acrobata, toca saxofone, dança, desenha e ainda é um excelente professor. Repetindo as palavras dele :

"O curso visa o estudo de formas, equilíbrios e dinâmicas através de técnicas mistas de esculturas, bebendo tanto de referências tradicionais, como Rodin e Michelângelo, até novos artistas da chamada cultura pop, como Canale e Newman.
A idéia é utilizar e apropriar-se de diversos materiais e vertentes estilísticas, abrindo assim o olhar dos artistas às possibilidades de expressão pela forma. Aqui a técnica não é fim, é meio."

O telefone do Diogo é (21) 6919-6600 e ele dá aulas as terças e sábados.

Bem, estas são as dicas do mês.... aproveitem!!!

Besos.... e boas modelagens!!!!

Angela de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Isto me ajudará e muito.

Vento

Vento
resina com pó de mármore